segunda-feira, outubro 29, 2007

TEMAS GERADORES

1) Defina com suas palavras o que são temas geradores.
É aquele que o currículo está centrado na realização de atividades significativas, que têm objetivos claros do ponto de vista do adulto, e que, ao mesmo tempo, atendem aos interesses e necessidades das crianças, sendo prazerosas e , simultaneamente, geradoras de produtos reais, ou seja, atividades que tem um para quê.

2) Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores.
TEMAS CÍCLICOS: São aqueles que originam-se de festas, eventos ou comemorações periodicamente celebradas.
TEMAS GERADOS PELAS CRIANÇAS, SUAS FAMÍLIAS, PROFESSORES E OUTROS PROFISSIONAIS DA ESCOLA: São aqueles temas que nascem da realidade, são contextualizados e seus conteúdos vinculam-se às situações presentes, permitindo a participação dos pais e das crianças.

3)
Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.
a) Manifestação de curiosidade infantil considerando o interesse de cada criança com o tema explorado. Para atender o nível de interesse de toda a turma é necessário consiliar tema. Que sejam desenvolvidos outros temas a partir de um certo tema gerador;
b) Quebrar preconceitos. É necessário garantir as diferenças, mostrando a dimensão social e cultural de determinados costumes ou valores sem despreza-los;
c) Imprimir uma visão flexível e ampla ao mesmo tempo contextualizada aos temas. Para a compreensão das crianças quanto ao movimento e as tranformações que caracterizam o mundo físico e social;
d) Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas a fim de evitar a cristalização de dogmas ou de valores críticos . Ex: ao desenvolver o tema " pátria " nao idealizar a figura do soldado mas sim a questão de direitos e deveres da cidadania;
e) Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas. É preciso levar em consideração as hipóteses explicativas que as crianças dão dos fenômenos e relacões do mundo físico e social , de maneira que cada criança tenha possibilidade de reconstruir os conhecimentose compreendê-los;
f) Variar a duração dos temas de acordo com sua amplítude e interesse da turma, podendo durar uma, duas ou mais semanas, dependendo de sua abrangência, tendo cuidado para que o tema não se prolongue demais e assim desgaste o grupo e as próprias atividades realizadas. Um tema, portanto , não morre , ele se transforma;
g) Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema o planejamento curricular precisa dar conta desse dinamismo, favorecendo a ampliação daquilo que as crianças já conhecem em relação à comunicação e expressão, à matemática, às ciências naturais e às ciências socias sem fragmentar esses conhecimentos mas, inversamente, entregando-os.

4) Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.
Tema: música
Conhecimento Social
Os tipos de músicas, culturas diferentes através da música
O conhecimento de diferentres ritmos
Reprodução
Conhecer cantores populares e
Danças tipicas de cada região